LITURGIA / ANO C – SANTÍSSIMA TRINDADE – 16/JUN/2019

* Tudo o que o Pai possui é meu. *


1a Leitura - Pr 8,22-31: Eu estava junto D’Ele como um mestre de obras.

2a Leitura - Rm 5,1-5: O amor de Deus nos foi derramado pelo E. Santo.

Evangelho - Jo 16,12-15: Jesus anuncia: “Tudo o que o Pai possui é meu”.

Uma das mais expressivas e longínquas alusões à Trindade encontra-se no elogio à Sabedoria, atributo divino apresentado como pessoa na  Leitura: ‘Os abismos não existiam ainda e eu já nascera… Quando colocava os fundamentos da terra, eu estava junto dele como um mestre de obras’. Uma pessoa, portanto, coexistente com Deus desde a eternidade, por Ele gerada e junto dele com a tarefa de colaborar na obra da criação. Não é difícil descobrir aqui a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, sobre a qual escreveu S. João: ‘No princípio era o Verbo e o Verbo estava junto de Deus, e o Verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por meio Dele’ (Jo 1,1-3).

Na  Leitura, manifesta-se com clareza a revelação Trinitária. Eis as três Pessoas divinas em suas relações com o homem: “Irmãos, estamos em paz com Deus pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo …. ,porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo”.

O Evangelho do dia projeta nova luz sobre o mistério trinitário quando Jesus promete o Espírito Santo na última ceia: ‘Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos conduzirá à plena verdade. Pois Ele dirá tudo o que tiver ouvido do Pai. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que Ele receberá e vos anunciará, é meu’. Assim Jesus testemunha a unidade de natureza e de distinção das três Pessoas divinas.

Deus que é origem, princípio, fonte de tudo (Pai); Deus que se faz um de nós (Filho) e Deus que se identifica com cada um de nós (Espírito). Estão nos falando da Trindade que não se fecha em si mesma, mas que transborda e se visibiliza na criação inteira, fazendo de cada ser humano sua morada. Deus é sempre Trindade, comunhão de Três Pessoas divinas, pelas quais circula toda a torrente de Vida Eterna

A festa da Trindade nos recorda que não se trata de entender ou simplesmente de pensar e estudar o mistério das Três Pessoas divinas. A Trindade chega até nós, não em cada uma das “pessoas” por separado. Ninguém poderá encontrar-se só com o Filho, ou só com o Pai, ou só com o Espírito Santo. Nossa relação será sempre com o Deus UNO e TRINO. É necessário tomar consciência de que quando falamos com qualquer uma das Três Pessoas, estamos falando com Deus. Também S. Agostinho assim sintetizou esse mistério trinitário: “Aqui temos três coisas: o Amante, o Amado e o Amor”; um Pai Amante, um Filho amado e o vínculo que mantém unidos os dois, o Espírito de Amor”.

[Fontes: ‘’Falar com Deus’, ‘Palavra de Deus e Nova Evangelização’ e ‘’Intimidade Divina’ / adaptação: Wilson]

 Baixe o PDF